Gabriele Leite
Gabriele Leite (1997) foi a primeira violonista clássica listada na revista Forbes under 30 edição 2021. Atualmente reside em Nova York (EUA), onde cursa Doutorado em Performance Musical na prestigiosa pela Stony Brook University sob orientação de João Luiz Rezende.
Gabriele é Bacharel em violão pelo Instituto de Artes da UNESP em São Paulo e Mestre em performance musical pela Manhattan School of Music (Nova Iorque/EUA). Durante a graduação no Brasil foi ganhadora do Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade Cultura Artística, fazendo aulas regulares com o professor Dr. Paulo Martelli. Desde agosto de 2020, com Camilla Silva, Nicolas Porto e Octávio Deluchi, é cofundadora da BCGC – Brazilian Classical Guitar Community, uma plataforma para publicação e veiculação de gravações on-line de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Vicente Paschoal e João Luiz Rezende.
Tem se destacado em diversos festivais, concursos e instituições, dentre os quais cabe mencionar o concurso “Lilian Fuchs Competition” de música de câmara em 2021. Em 2020, foi eleita pelo júri popular como Jovem Talento no Grande Prêmio Concerto e semifinalista do concurso internacional de violão de Koblenz de 2019, do qual recebeu a menção de “Melhor Participação Brasileira”. Gabriele Leite é bolsista internacional da Sociedade Cultura Artística e, desde abril de 2020, patrocinada pela marca de cordas Augustine Strings (EUA), usando o modelo Augustine Regal/Blue (High Tension).